Campinas, 11 de Março de 2011 - De acordo com informações do site WorldPoultry, já está proibida na Índia a prática do jejum a poedeiras, que tem como objetivo promover a muda forçada nas aves. A medida foi elogiada pela Humane Society International.
A restrição do alimento às galinhas poedeiras, por um determinado período, promove o rejuvenescimento do trato reprodutivo da ave e estimula ciclos adicionais de produção de ovos. Esta prática vinha sendo amplamente aplicada em toda a Índia, mas, nesta semana, o Animal Welfare Board of India (AWBI) ordenou para que todas as granjas produtoras de ovos no país parassem de aplicar o jejum às aves. O AWBI declarou que a restrição alimentar é totalmente contrária às recomendações do India’s Prevention of Cruelty to Animal Act e suscetível a multas e punições. Segundo divulgações feitas pela imprensa internacional, o AWBI já está buscando apoio das entidades locais de bem-estar animal para fiscalizar e fazer valer a nova lei na avicultura de postura indiana.
Durante o período de jejum, para promover a mudar forçada, a ração pode ser suspensa à ave por até 14 dias e a água por um período de até 48 horas. A prática, condenada por entidades protetoras dos animais, leva a ave a perder até 35% do seu peso corporal.